Configuracoes exoticas de rede

Já parou para pensar na quantidade de gambiarras possíveis para se montar uma rede doméstica ou empresarial? Bom, eu nunca tentei imaginar mas já esbarrei em algumas bastante medonhas.

Por exemplo, uma certa vez, num passado remoto, trabalhei numa empresa onde a sala dos servidores era um quarto escuro e sem ventilação com máquina pendurada e cabo atravessado para todos os lados, bastante sujeira, teias de aranha fazendo o “lacre” das máquinas (pois se alguém tivesse mexido o “lacre” estaria rompido), o detalhe mais interessante lá era o poster do Dalai Lama na porta pelo lado de fora que acho ter sido colocado o próprio chefe, que era budista…

Mas então, já imaginou numa configuração de rede como a seguir:

  • Conexão Wifi emprestada do vizinho, aparentemente um modenzinho lixo da TIM e internet de “4Megas”.
  • Roteador: máquina Dell (colocada na cozinha) com Ubuntu Desktop fazendo a conexão wifi com o vizinho e distribuindo essa conexão para rede interna da casa por meio de um cabo de rede que atravessa praticamente tudo.
  • Um switch recebendo a conexão e roteando para um computador antigo que não tem wifi.

Você acreditaria ainda se eu dissesse que isto é algo bem recente? Pois eu acredito! Até porque foi eu quem fez…

“Péra lá! Mas como?” Eu explico:

O dono da configuração está numa maré de azar, roubaram carro, celular, relógio e carteira num dia e no outro cortaram a Net dele (que a propósito está um lixo recentemente com uns modens Humax lixo), então ele ficou sem TV a Cabo, sem Internet e sem telefone também… Daí perguntou-me se eu conseguiria fazer um “gato” até ele conseguir resolver com a Net ou pegar outra Internet. Como é colega… fui tentar ajudar. Ele não tinha nenhum equipamento adequado para o trabalho, então, saí caçando uma máquina com antena wifi e entrada para cabo ethernet para tentar fazer a gambiarra (que a propósito eu nunca havia nem pensado). Acabei encontrando apenas a máquina Ubuntu Desktop que a família usa para tudo, daí fui pesquisar um forma de configurar a máquina sem destruir as funcionalidade que ela já tinha.

Durante a pesquisa, encontrei tutoriais de indianos (tem muitos na internet) com receitas de bolo bem explicadas e que não funcionam e acabei ficando com a explicação do wifi Ubuntu mesmo, no link: https://help.ubuntu.com/community/Router (longe de perfeito). Segui a parte da configuração para rede interna apenas (mas testei para ambas as interfaces de rede e vi que não funciona para o meu caso) e o script de configuração do firewall funciona fácil mas não consegui fazer subir no boot… como já faziam 3 horas que estava pelejando com esta gambiarra então criei um ícone do desktop e pedi ao meu colega para iniciá-lo manualmente.

Bem, está funcionando. Há previsão de normalizar a situação da Internet do meu colega na semana próxima.

Por isto é importante manter o orgulho de lado e nunca praguejar “Esta configuração jamais farei!” pois seu dia pode estar próximo irmão! Nunca se sabe quando se precisará incorporar o MacGyver para salvar o dia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s