[Emacs] Nova Função para o EMMS

Eu estava de saco cheio de repetir os mesmo comandos para ouvir playlists pelo emms (Emacs Multimedia System) e resolvi criar uma função personalizada para automatizar o processo.

O processo de criação das minhas playlists é bem simples pois mantenho apenas dois diretórios distintos, metal e pop, aos quais disparo o segundo comando dependendo do meu “estado de espírito”:

find ~/music/pop/ -type f | shuf > playlist.txt

comando este salvo no histórico do eshell. Porquê só tem metal e pop? Bem, não manjo de música e não avalio música por artista (lamento, não tem muito valor para mim), avalio apenas o trabalho, individualmente. Em pop fica tudo que considero “popular”, tem MPB, Rock, Heavy Metal, temas de animes etc. Já em metal, deixo apenas “metal pesado” de verdade, não citarei nomes de músicas/bandas aqui por serem, de fato, extremamente agressivos.

Com o arquivo gerado, eu “rolava” executava os comandos no Emacs:

  1. M-x emms-play-playlist
    para informar o arquivo a ser executado, no caso, o playlist.txt.
  2. M-x emms-playlist-mode-go
    para exibir o buffer coma lista em execução.
  3. M-x rename-buffer
    para renomear o buffer para, por exemplo, “emms” e torná-lo facilmente acessível; do contrário precisarei reexecutar o comando anterior todas as vezes que quisesse acessá-lo… argh!

Hoje, cansei desta rotina e juntei tudo na seguinte função:

(defun emms-go ()
  (interactive)
  (emms-play-playlist (read-file-name "Playlist file: "))
  (emms-playlist-mode-go)
  (rename-buffer "emms"))

Em outras palavras, criei uma função interativa (grosso modo, implica em dizer que posso acessá-la pelo M-x) de nome emms-go para simplificar minha vida. Sei que ainda codifico mal em elisp e, para piorar, nem tenho a desculpa de ser iniciante…

Talvez você se pergunte, “mas porque diabos você não usa emms-save para guardar a posição das playlists e evitar ter que reexecutar os comandos a cada vez que executa o emacs?” Bem, eu já testei o emms-save, contudo, ou por inaptidão minha ou por “interações medicamentosas” com outras configurações, não funcionou. No futuro, com mais paciência, voltarei a “caçar” a razão das falhas com o emms-save… Por hora fico usando a “nova solução” :D.

Deixe um comentário

