Estendendo o font-lock do perl-mode

Já faz uns anos que eu vinha descontente com o syntax highlighting padrão do perl-mode, sobretudo, porque ele não destaca os builtins do Perl. Pesquisei na web por métodos prontos para resolver o problema uma vez que combinar cores não é minha área. Infelizmente, minhas buscas sempre deram em nada.

Cheguei a testar o cperl-mode e o achei horrível, tão horrível quanto o syntax highlighting padrão do Vim para a linguagem Perl. O Vim é ferramenta indispensável na minha “ToolBox” mas deixo para o Emacs o trabalho pesado.

Hoje, encontrei nos meus feeds um artigo fornecendo dicas sobre como criar um major mode (a propósito perl-mode e cperl-mode são major modes, mas podem ser tratados como modules dependendo do contexto) e cheguei a pensar em criar um novo major mode baseado no perl-mode, mas só o faria se me convencesse que valeria a pena o esforço.

Resolvi pegar o manual para procurar os tópicos relacionados e eis que minha dúvida de anos estava lá respondida e pronta! O trecho relevante no manual ensinando a estender o font-lock pode ser acessador de dentro do Emacs com:

,----
| M-x info RET
| g RET
| (emacs)Font Lock
`----

e pela linha de comando com:

info emacs 'Font Lock'

A partir do exemplo disponibilizado pelo manual:

(add-hook 'c-mode-hook
          (lambda ()
           (font-lock-add-keywords nil
            '(("\\<\\(FIXME\\):" 1
               font-lock-warning-face t)))))

ficou fácil criar uma extensão personalizada para o perl-mode, eu só precisava gerar uma lista com os builtins do Perl. Algo trivial quando se tem CPAN! Veja:

use B::Keywords qw[@Functions];
say join ' ', map { 0 == index( $_, '-' ) ? () : qq("$_") } @Functions;

Este não-manutenível pedaço de código imprime as palavras-chave já no formato que pretendo usar, uma vez que, diferente do exemplo que usa regexp escritas manualmente, eu vou utilizar o comando regexp-opt, eis a minha solução:

(add-hook
 'perl-mode-hook
 (lambda ()
   (font-lock-add-keywords nil
  `((,(regexp-opt
       '("__SUB__" "AUTOLOAD" "BEGIN" "DESTROY" "END" "INIT" "CHECK" "UNITCHECK" "abs" "accept" "alarm" "atan2" "bind" "binmode" "bless" "break" "caller" "chdir" "chmod" "chomp" "chop" "chown" "chr" "chroot" "close" "closedir" "connect" "cos" "crypt" "dbmclose" "dbmopen" "defined" "delete" "die" "dump" "each" "endgrent" "endhostent" "endnetent" "endprotoent" "endpwent" "endservent" "eof" "eval" "evalbytes" "exec" "exists" "exit" "exp" "fc" "fcntl" "fileno" "flock" "fork" "format" "formline" "getc" "getgrent" "getgrgid" "getgrnam" "gethostbyaddr" "gethostbyname" "gethostent" "getlogin" "getnetbyaddr" "getnetbyname" "getnetent" "getpeername" "getpgrp" "getppid" "getpriority" "getprotobyname" "getprotobynumber" "getprotoent" "getpwent" "getpwnam" "getpwuid" "getservbyname" "getservbyport" "getservent" "getsockname" "getsockopt" "glob" "gmtime" "goto" "grep" "hex" "index" "int" "import" "ioctl" "join" "keys" "kill" "last" "lc" "lcfirst" "length" "link" "listen" "localtime" "log" "lstat" "map" "mkdir" "msgctl" "msgget" "msgrcv" "msgsnd" "next" "not" "oct" "open" "opendir" "ord" "our" "pack" "pipe" "pop" "pos" "print" "printf" "prototype" "push" "quotemeta" "rand" "read" "readdir" "readline" "readlink" "readpipe" "recv" "redo" "ref" "rename" "require" "reset" "return" "reverse" "rewinddir" "rindex" "rmdir" "say" "scalar" "seek" "seekdir" "select" "semctl" "semget" "semop" "send" "setgrent" "sethostent" "setnetent" "setpgrp" "setpriority" "setprotoent" "setpwent" "setservent" "setsockopt" "shift" "shmctl" "shmget" "shmread" "shmwrite" "shutdown" "sin" "sleep" "socket" "socketpair" "sort" "splice" "split" "sprintf" "sqrt" "srand" "stat" "state" "study" "substr" "symlink" "syscall" "sysopen" "sysread" "sysseek" "system" "syswrite" "tell" "telldir" "tie" "tied" "time" "times" "truncate" "uc" "ucfirst" "umask" "undef" "unlink" "unimport" "unpack" "unshift" "untie" "use" "utime" "values" "vec" "wait" "waitpid" "wantarray" "warn" "write")
       'symbols)
     . font-lock-keyword-face)
    ))))

Você até pode colocar a minha solução diretamente no seu \tilde{}/.emacs, mas eu sugiro testar antes para ter certeza que irá funcionar adequadamente no seu caso. Para tanto, não há necessidade de fechar a sua instância atual do Emacs, copie minha solução num arquivo a parte e execute o Emacs com a opção -Q para que ele não carregue nenhum arquivo de configuração. Exemplo:

emacs -Q perl.pl elisp.el

No caso, “perl.pl” é um arquivo exemplo com código Perl e “elisp.el” é onde eu copiei o código para modificar o font-lock.

No bufferelisp.el“, faça:

,----
| M-x eval-buffer
`----

E no bufferperl.pl“:

,----
| M-x perl-mode
`----

para recarregar o major mode.

Funcionando corretamente, edite o seu \tilde{}/.emacs inserindo o conteúdo do arquivo “elisp.el“. Para tentar manter a organização, eu costumo preceder a configuração com o header do arquivo “.el” do major mode em questão, que neste caso é:

;;; perl-mode.el --- Perl code editing commands for GNU Emacs

Facilita tanto para agrupar as customizações quanto na depuração de erros. Todavia, eu só não uso o customize quando a configuração não é possível através dele ou quando estou testando um módulo e, caso decida livrar-me dele, mando embora todas as customizações sem poluir o \tilde{}/emacs.

Deixe um comentário

