Inteligência Empresarial em Pequenos Negócios

Neste post, discuto um pouco sobre a experiência adquirida no último projeto que participei numa empresa chamada Tux4You. Uma empresa do ramo de EAD (Ensino a Distância) que, como a maioria dos negócios no Brasil, tomava suas decisões baseadas apenas em experiência prática, sem analisar informações. O principal ponto negativo desta abordagem é que todos as decisões parecem ser “um tiro no escuro”, pois apenas situações já bem conhecidas e testadas na prática tinham reais chances de dar certo.

Mas antes, o que vem a ser essa tal de Inteligência Empresarial? Segunda a nossa querida Wikipédia:

…refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e uteis a fim de analisar o negócio. As tecnologias BI são capazes de suportar uma grande quantidade de dados desestruturados para ajudar a identificar, desenvolver e até mesmo criar uma nova oportunidade de estratégia de negócios. O objetivo do BI é permitir uma fácil interpretação do grande volume de dados. Identificando novas oportunidades e implementando uma estratégia efetiva baseada nos dados, também pode promover negócios com vantagem competitiva no mercado e estabilidade a longo prazo.

Vamos ao questionamento principal: Como incorporar BI (do inglês Business Inteligence e traduzido no Brasil para Inteligência Empresarial) ao negócio e obter ganhos?

Parando para pensar, se apenas implementarmos programas de computador relacionados a BI ou ainda se apenas tentarmos aplicar a literatura existente na área de BI na empresa em questão, com certeza teremos apenas gastos e o mais difícil seria como mensurar o tempo e os lucros obtidos com o processo. Outro aspecto negativo: jogaríamos fora a experiência do empresário/empreendedor em detrimento destas práticas caras e padronizadas (conhecimento é ouro, nunca jogue isto fora!)… E agora, como resolver este impasse?

Entra agora o trabalho do analista.

A primeira coisa a fazer é entender a natureza do problema. Porque as decisões não são baseadas em análise de dados? No Brasil é simples explicar este fenômeno pois informação é algo caro e de difícil acesso, logo, não existe cultura para análise e todos os programas de computador, práticas, documentação etc são feitos com lugares como os Estados Unidos que vivem uma realidade inversa a vivida no Brasil no quesito acesso a dados.

Ótimo, já entendemos a natureza do problema. Precisamos agora traçar um plano de trabalho para resolver (ou ao menos amenizar o problema), levando em conta o custo, prazo e retorno?

Algo do qual não se pode escapar: precisa-se de equipe de TI e de infraestrutura para montar e manter bancos de dados dentro da empresa. Informações de clientes efetivos e de possíveis clientes são coisas valiosíssimas e só são processáveis/analisáveis dentro de um ambiente informatizado. Este aspecto é trabalhoso e custoso e precisa de muita dedicação para executá-lo de forma a se tornar uma ferramenta útil na tomada de decisões. Como exemplo, do último projeto, eu passei uns 6 meses praticamente apenas montando este tipo de infraestrutura. Com orçamento limitado, as implementações eram planejadas para pequenos sprints (corridas) para dar resultado rápido e já viabilizar os próximos passos.

Citando um caso prático. Sendo uma empresa de EAD com cursos voltados para a área de Tecnologia, porque não realizar campanhas e e-mail marketing para os alunos que acabaram de ingressar nas faculdades relacionadas? Hã!? Isto é possível!? Sim é, o investimento não é alto mas precisa-se ser capaz de analisar e cruzar alguns milhões de informações de pelo menos 4 fontes distintas e isto é uma tarefa bastante complexa. Complexa o suficiente para deixar os detalhes para futuros posts. Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s